Brucelose e Turberculose

O que é Brucelose?

A Brucelose é uma doença crônica espalhada por todas as partes do mundo, causada por bactérias do gênero Brucella. A via comum de transmissão se dá pelo contato direto com animais infectados ou pelo consumo de leite não pasteurizado e seus derivados. Esses cocobacilos têm predileção pelo trato reprodutivo, articulações e sistema retículo-endotelial.

Quais são as causas da brucelose?

As bactérias da brucelose são transmitidas para o homem através de contato direto com os animais ou quando há ingestão de leite não pasteurizado ou seus derivados, carne mal passada ou seus subprodutos. As bactérias da brucelose podem ser aspiradas ou penetrar no organismo através de feridas; quando ingeridas, invadem a mucosa intestinal. O período de incubação é de uma semana a um mês. É possível a transmissão direta da enfermidade da mãe para o feto.

Em razão das formas possíveis de transmissão, aqueles que trabalham com o manejo de animais ou em abatedouros têm risco maior de contrair a infecção, por isso a Saúde Pública considera a brucelose como uma doença profissional.

O que é Tuberculose?

A Tuberculose bovina é uma doença infecto-contagiosa de caráter crônico, que apresenta como agente etiológico o Mycobacterium bovis. A tuberculose é uma enfermidade preocupante, especialmente nos países em desenvolvimento. Um dos pontos que considero mais críticos com relação à saúde pública é a transmissão da tuberculose bovina ao homem por meio do leite de vacas infectadas; todavia, após a implantação da pasteurização este forma de transmissão foi minimizada. Outro ponto preocupante, é que esta doença vem se destacando entre indivíduos que trabalham diretamente com animais contaminados ou com produtos oriundos destes, como veterinários, tratadores, laboratoristas, entre outros. A transmissão entre os bovinos se dá de forma direta ou indireta, sendo que uma investigação anatomopatológica pode-se identificar a lesão primária.

O Laboratório Veterinário Ambient Clinic possui a liberação da Agrodefesa para realizar os Exames de Brucelose e Tuberculose, contando com infra-estrutura completa e apropriada, além de profissionais habilitados para realizar os testes. Atendendo com alto padrão de qualidade a todas as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em conformidade com PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal), estamos prontos para atender o seu rebanho. Entre em contato conosco para fazer um orçamento. Oferecemos ainda serviços de Vacinação, Casqueamento e Exames Laboratoriais completos para Grande Porte.

Outros Exames